Slide INDÚSTRIA 14 DE JANEIRO | CONFERÊNCIA

Perante uma ameaça ao comércio internacional e às economias dos seus Estados-membros, a Comissão Europeia arquitetou um pacote financeiro robusto constituído por um orçamento plurianual de 1,08 biliões de euros para os próximos sete anos, incluindo-se aí um Fundo de Recuperação de 750 mil milhões. Portugal irá receber 15,3 mil milhões a fundo perdido.

A esta quantia poder-se-ão juntar mais 15,7 mil milhões de euros através de empréstimos, recursos que o Governo pretende dispensar para não aumentar a dívida pública.

A crise gerada pelo novo coronavírus tornou claro que as cadeias de abastecimento mais longas, com dependência exagerada face a centros produtores localizados na China e noutros países asiáticos, podem deixar a Europa numa situação complicada. A União Europeia, em pleno processo do Brexit, despertou então para o imperativo da reindustrialização.

Dois vetores fundamentais saíram do plano europeu: o ambiental e o digital. Nada de inesperado, tendo em conta que a própria pandemia acelerou um conjunto significativo de mudanças que já estavam em curso.
Em Portugal, a crise sanitária levou  a  uma  diminuição  significativa  do  volume  de negócios da indústria, que caiu 8,7% em abril (mês seguinte ao surgimento da pandemia), a produção automóvel caiu mais de 95% e a energia elétrica 13,8%.

O Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030 traça várias linhas de rumo que parecem alinhadas com os objetivos de reindustrialização a nível europeu. Importa debater as opções para que os milhões da Europa não sejam mal aplicados.

PROGRAMA

10h00 | ABERTURA
Pedro Araújo, EDITOR-EXECUTIVO-ADJUNTO JN

10h05 | DEBATE

Filipe Villas-Boas
MEMBER OF THE BOARD – SCHMIDT LIGHT METAL GROUP

Jorge Portugal
DIRETOR-GERAL DA COTEC PORTUGAL –  ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL PARA A INOVAÇÃO

Luís Mira Amaral
GESTOR E EX-MINISTRO DA INDÚSTRIA

Luís Carlos Alves
DIRECTOR COORDENADOR DO BANCO BPI

MODERAÇÃO
Pedro Araújo
EDITOR-EXECUTIVO-ADJUNTO JN

11h20 | QUESTÕES DO PÚBLICO (via WhatsApp)

11h30 | ENCERRAMENTO